Bienal do Livro: Prós e contras?

SAM_0219       SAM_0225

Hey Galera,

Bom o post de hoje será sobre a Bienal do Livro de SP, que começou na sexta-feira (22/08). Como foi a primeira vez que visitei o evento, fiquei um pouco assustada com o tumulto, achei meio bagunçado, sem organização para muitas coisas, e o pior de tudo: as filas para tudo estavam gigantes, desde estandes de fast food a banheiros. O Pavilhão de Exposições do Anhembi é grande, mas não o suficiente para comportar tanta gente. Em alguns estandes só consegui entrar porque fui jogada para dentro, é mais ou menos em uma liquidação da Jimmy Choo ou Gucci, já viu? Espero que não.

     SAM_0212SAM_0217   

As pessoas se aglomeraram aos montes para a distribuição de senhas e a falta de informações e organização fez que tudo virasse uma bagunça, tudo bem que recebemos Kiera Cass, Cassandra Clare e Harlan Coben (causa do tumulto), esses autores, com muitos fãs pelo Brasil (dentre eles, eu), receberam muito carinho, mas se assustaram um pouco com toda a agitação. O evento em si, é muito bom, porém a lotação do local deixou tudo muito desconfortável. Infelizmente, cheguei meio tarde e não tive a oportunidade de pegar a senha para autografar meus livros da Kiera e nem da Cassie, mas pude assistir ao bate-papo delas, e ambas são muito fofas. Deram a maior atenção ao público, Cassie pediu para dobrar a quantidade de senhas (o que achei muito digno, vendo que pessoas saíram de muito longe para conhecê-la), e a Kiera foi até o meio do publico para abraçar uma fã que pediu chorando apenas um abraço, achei isso emocionante, porque ela fez algo que alguns autores nacionais não fizeram. O que me deixou bem frustrada, foi o fato de alguns autores nacionais, chegarem quase no final do evento, verem que havia uma fila de fãs esperando por um autógrafo e um foto, e simplesmente se levantar e ir embora, acho isso um desrepeito com os fãs, até porque todos eles só estão onde estão por nossa causa, por conta disso desisti de comprar o livro do autor, e sim, se alguém me perguntar se indico, direi que não.

 SAM_0223SAM_0216

Outro ponto negativo é que dentro do pavilhão, a internet da maioria das operadoras não tinha sinal, a maioria dos estandes estavam com falta de garrafas de água e nos estandes de editoras não aceitava cartão por estarem sem sinal. O lado positivo é que trombei com vários blogueiros e autores que gosto muito, apesar de nem tentar dar uma de tiete maluca para chegar perto deles e ganhar um abraço, mas fiquei feliz por ver que a literatura no Brasil tem sido muita bem recebida ultimamente, e ainda saber que há milhões de pessoas que preferem livros a serem sedentárias, apesar de ser tudo bagunçado e desorganizado, me diverti bastante e voltaria com toda certeza, até porque não teria graça se estivesse vazio, não é? rs. O que me fez querer voltar é saber que a literatura ainda é valorizada aqui, e que nossos autores estão superando muitos autores internacionais, e a maioria deles são humildes o suficiente para andarem no meio da multidão e interagir com os fãs.

 .SAM_0221SAM_0220

 

2 comentários em “Bienal do Livro: Prós e contras?

  1. Eu amo a Bienal, porém o tumulto, a falta de organização e a falta de educação de muitas pessoas tiram todo o brilho do evento.
    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s