Representatividade Feminina em Power Rangers!

Geração de 1969 divulgada na Comic Con de NY, com a primeira Ranger Vermelha. Escrita por Kyle Hiddgins e desenhada por Daniele Di Nicuolo.

Praticamente todas as crianças que nasceram na década de 90, conhecem os lendários Power Rangers. Aquelas que não conheciam, tiveram o privilégio de ver um remake da primeira geração nas telonas em 2017. Lembro como se fosse ontem, que eu levantava de manhã e corria para o sofá da sala com o cobertor para assistir os desenhos e não levantava até terminar o episódio do dia de Power Rangers.

Quando comecei a frequentar a pré escola, tínhamos um dia de levar brinquedos e eu como a fã nata que era, tinha todos os bonecos e adivinha só, o meu favorito não era a Ranger Rosa como toda menina daquela época diria, sempre gostei do vermelho, porém, costumava dizer que era a rosa, justamente porque ela era a menina, até agora.

Lembro de um episódio em que um coleguinha da classe veio brigar comigo por causa do meu boneco, dizendo que era brinquedo de menino, nesse dia, cheguei em casa  bem chateada, como toda criança, a gente não entende que nem sempre o que dizem é verdade e me lembro de comentar com os meus pais que não queria mais o boneco porque não era de menina. Vocês devem estar se perguntando “Ok, mas o que isso tem a ver com o assunto do post?”, calma, que vou chegar lá. Quando me queixei com os meus pais, lembro que ambos sentaram pra conversar comigo dizendo que não tinha nada de errado eu gostar daquele “desenho” e muito menos ter um boneco que não era uma garota, que eu era livre pra brincar com o que eu quisesse, depois daquilo eu esqueci aquele episódio e levava o meu boneco para todo canto que ia, sem ligar para a implicância daquele mesmo coleguinha, sempre que ele via o meu boneco.

Naquele tempo, como existem ainda hoje, as pessoas ditavam muito aquela regra de que menina só poderia brincar com brinquedo de menina, ela só poderia gostar ou querer ser a rosa, porque era ela que representava o público feminino. O vermelho sempre foi o líder e sempre foi homem e qualquer criança que fosse menina, sempre gostava e optava pela rosa ou amarela (na maioria das vezes era a rosa) e quando alguma menina preferia ser outro personagem, era um pouco julgada.

Recentemente a BOOM! Studios, anunciou uma nova geração de Rangers, onde finalmente veremos o Ranger Vermelho sendo representado por uma MULHER, sim, o VERMELHO será MULHER e a LÍDER do grupo, não só o vermelho, como também o Ranger Preto será agora uma mulher também e pela primeira vez, quebrando o tabu, o Ranger Rosa será homem (os demais, como azul e amarelo, em algumas gerações já foram representados por personagens masculinos). Quem acompanhou todas as gerações que foram para a TV, sabem que em apenas dois episódios de SUPER SAMURAI, Lauren, filha de um Ranger Vermelho e irmã de Jayden, o sucessor do pai como líder, teve um pequeno momento de destaque, como líder temporária da equipe dessa geração, mas, agora teremos uma geração, onde a Líder será mulher e mal posso esperar para ler essa HQ, vamos torcer para vê-la sendo adaptada para TV ou Cinema. Quer representatividade melhor que essa?

Sempre vimos, em todas as equipes, que a quantidade de meninas sempre foi menor em relação aos personagens masculinos e elas ficavam meio ofuscadas pelo líder que sempre foi representado por um homem, mesmo elas lutando e exercendo a mesma função que os demais da equipe, ver uma mulher tomando a frente do grupo pela primeira vez é bem gratificante e por mais que seja bobo comparar, fico feliz por terem colocado uma mulher que com certeza vai deixar claro que pode ser tão boa quanto os líderes masculinos das outras gerações e que isso necessariamente não é uma função de homem apenas.

Para quem não assistiu os episódios de outras gerações, estão todos disponíveis na Netflix e o episódio em que vemos uma Ranger Vermelha, pela primeira vez, sendo representada por uma mulher é o episódio 17 da primeira temporada de Super Samurai, intitulado de “O Duelo”. Espero que tenham gostado e até o próximo post galerinha!!!

assinatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s